O Centro Educacional Comunitário Tabor foi fundado em 1985, junto à comunidade do Jardim São Gonçalo, periferia de São Mateus. Iniciou suas atividades com um projeto agrícola: a criação de uma horta comunitária e de um capril. O objetivo era fornecer alimentos para a população de migrantes nordestinos vizinhos ao centro educacional. O passo seguinte foi a fundação de uma escola para educação das crianças e jovens moradores na favela que fica no entorno da instituição.

O projeto desenvolvido pela Mundaréu estava voltado para a qualificação profissional dos jovens que trabalhavam com marcenaria e marchetaria, o desenvolvimento de produtos e a constituição de um negócio. Utilizando matéria-prima certificada e reaproveitando retalhos de madeira maciça desenvolveram produtos como: caixas organizadoras, kits para escritório, porta-vinho, cabideiros, portas-copo, revisteiro, jogos de tabuleiro, dentre outros itens.

Essas atividades fizeram parte de um extenso programa de qualificação para a formação do negócio, que envolvia também a organização da produção, a criação de uma Pessoa Jurídica, a formação de capital de giro e a comercialização.

Os jovens tiveram também, como parte da formação, visitas mensais à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde realizaram atividades especialmente preparadas para o conhecimento da arte, que inspiraram muitas das produções do grupo.

Veja mais fotos do projeto:

topo