O Programa de Qualificação para Empreendedores inclui:

 

A. Sensibilização para a geração de renda: atividades para introduzir o trabalho coletivo e as responsabilidades que lhe são inerentes.

B. Construção e organização do grupo: Busca estimular o espírito cooperativo e solidário entre os participantes, identificar caminhos próprios para os problemas relativos ao processo produtivo, assim como contribuir para a criação de soluções para os conflitos interpessoais e conhecer vocações que facilitem a divisão de atribuições.

C. Desenvolvimento de Habilidades técnicas: Tem como objetivo dar qualificação básica ou aprimoramento aos artesãos na técnica específica que escolheu. O processo de qualificação também envolve a exploração de maneiras inovadoras de se trabalhar técnicas e materiais já conhecidos ou não, experimentando suas potencialidades e limitações de uso.

D. Criação e desenvolvimento de produto: São criadas linhas de produtos com design diferenciado, que refletem a identidade do grupo, e que tenham viabilidade no mercado. Esse trabalho é feito em conjunto, com a soma de conhecimentos dos artesãos e dos designers.

E. Construção de referências locais: O objetivo dessa área temática é proporcionar “treinamento do olhar”. Essa atividade consiste em pesquisar e registrar a natureza, a arquitetura, as artes e a cultura existentes no entorno da sede do grupo, afim de que haja o reconhecimento dos elementos que o caracterizam. Posteriormente, essa pesquisa é usada como referência na criação dos produtos, atribuindo às criações unidade, diferencial e identidade. Em alguns casos, onde exista maior disponibilidade de recursos, esse trabalho resulta num levantamento iconográfico, que também servirá para orientar a criação e construção da identidade do grupo.

F. Acompanhamento da produção: Prevê a melhor organização do espaço, equipamentos e ferramentas utilizadas na produção e durante a realização de funções complementares (manuseio, controle de qualidade, contagem de peças, embalagem). Além disso, há necessidade de buscar fornecedores das matérias primas e organizar um passo a passo para a produção das peças e objetos.

G. Construção do negócio: administração e finanças, comercialização, formalização: Busca concretizar uma nova forma de pensar com relação aos desafios do mercado de trabalho, destacando a necessidade de se desenvolver uma atitude empreendedora. O apoio à criação do negócio envolve desde a concepção do negócio, como a prática do comércio justo, pesquisas de mercado, marketing dos produtos, venda e pós-venda, elaboração e viabilização do plano de negócios, entre outras atividades. A escolha do formato da Pessoa jurídica que será criada é também um momento importante para o grupo, que precisa compreender vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas.

H. Comercialização: Em linhas gerais, envolve conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atividades práticas relacionadas à Prospecção de Negócios, Vendas, Marketing e Comunicação. Aborda desde a identificação de oportunidades de mercado e definição de nichos, o alinhamento da visão e definição do perfil de negócio, até a participação em eventos comerciais.

I. Atividades culturais tem como objetivo ampliar o repertório cultural dos artesãos, através de Oficinas na Pinacoteca do Estado, ou em outros museus, visitas a exposições e eventos temáticos, de interesse dos grupos.

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